sábado, 13 de fevereiro de 2010

TEIA SUL

PONTOS DE CULTURA
___________________________________________________

Tambores agitados

Pontos de Cultura do Sul irão se encontrar em Santa Catarina


Entre os meses de fevereiro e março, em todo o país serão realizados fóruns e encontros regionais, preparatórios para o Encontro Nacional de Pontos de Cultura Teia Brasil 2010, organizados sob o slogan “tambores digitais”. O evento irá acontecer na cidade de Fortaleza, no Ceará entre 25 e 31 de março.



No Sul do país, os Pontos de Cultura se encontrarão na “Teia Sul”, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Os pontistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trocarão experiências e debaterão a produção cultural nos próximos dias 26 e 27.

A expectativa é a de que 250 artistas e produtores culturais participem do encontro, representando 60 Pontos de Cultura gaúchos, 70 paranaense e 78 catarinenses. O objetivo é sedimentar o trabalho de uma rede de agentes que produzem cultura em um novo patamar, no desafio de construir saberes coletivos, na demarcação de novas perspectivas para a sustentabilidade de projetos que priorizem o desenvolvimento humano como forma de autonomia.

Na Teia Sul, a idéia é aproximar outras ações culturais que ainda não fazem parte do Cultura Viva, bem como os agentes culturais e públicos que atualmente buscam uma aproximação com a rede de ações do programa. No encontro, os participantes terão momentos de debate sobre as políticas públicas da cultura e momentos de troca de fazeres e criação artística.

TEIA - Maior encontro da diversidade cultural do Brasil, reúne os Pontos de Cultura participantes do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. A primeira edição da TEIA aconteceu em 2006, e configurou-se como uma primeira celebração pública e presencial dos Pontos de Cultura, pontapé inicial de um processo de vivência e participação para a construção pública do Programa Cultura Viva. O mote "Venha Se Ver e Ser Visto" abarcou a Economia Solidária como eixo conceitual propositivo. Já em 2007 o lema escolhido para a TEIA foi “Tudo de Todos”. Em 2008 a TEIA foi organizada em uma gestão compartilhada entre o FNPC e MinC, e teve como lema “Iguais na Diferença”, uma menção aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
(GUATÁ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário