domingo, 20 de junho de 2010

COMUNICAÇÃO E SOLIDARIEDADE



O Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente foi constituído para propor novas formas de criar e fazer a gestão de projetos educativos, pensando a educação como perspectiva libertadora, que valorize a qualidade e solidariedade acima das relações mercantilizadas propostas para as classes populares. 

Atuando especialmente nas temáticas de educação popular, educação e comunicação, gestão de movimentos sociais, tecnologias educativas, assistência social e inclusão, o Brava Gente busca a educação dialógica, onde se aprende nas trocas e no confronto produtivo de idéias, conectada com o mundo e com a realidade local através de  práticas que estimulem a sensibilidade solidária, a criatividade e ação planetária.

Além de um  pioneiro Programa de Pós-Graduação em Educação Popular e Movimentos Sociais, o Instituto desenvolve o curso de Web Arte, que tem como objetivo  aproximar jovens dos processos de comunicação em rede, ferramentas livres de criação de layouts de páginas para web, integrando tecnologia e arte. 
Com as novas tecnologias de comunicação, produzir espaços digitais tornou-se algo mais ágil e fácil.  Através das ferramentas de web e os conhecimentos propostos no curso,  estimula-se a participação ativa dos estudantes como agentes comunicadores e criadores de cultura, e não somente como espectadores,. Além disso, a aproximação com as ferramentas de edição de imagens podem tornar-se um caminho para o trabalho criativo e para geração de renda.

Na grade curricular estão incluídos conteúdos técnicos de criação de layouts com softwares livres (GIMP e Inkscape) e produção de sites e blogs e também conteúdos que contemplam a formação para a participação cidadã, como história da arte, economia solidária e comunicação comunitária.
 
Até o final desta semana estarão abertas inscrições extras para a segunda etapa do curso, sendo que o único critério é ter conhecimentos básicos de informática, pois o curso já encontra-se em andamento. As aulas acontecem nas terças e quintas, das 13h30min às 17h45min, na sede do Instituto Brava Gente: Centro de Educação Profissional da Fundação Pão dos Pobres - Rua da República, 801 – Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre – RS.


Por Vania Pierozan e Elisa Gottfried

2 comentários:

  1. Amig@s gaúch@s, boa sorte nesta luta pela democratização do cyesberpaço.
    Tivie o proviLégio de residir em POA (5 meses) em 1976, foi encantador. A verticalidade do pampa abriu meus horizontes mentais e,de volta às montanhas das Minas Gerais, dei um salto de qalidade intelectual, sem perder minha disposição revolucionária, social, libertária dos anos 70.
    Visitem-me: http://anonadas.blogspot.com/ e espero poder somar neste trabalho, que já experenciei em televisão educativa; (A ESCOLA VAI À TV: PROJETO OFICINA VÍDEO ESCOLA), projeto de mestrado, feito na modalidade EAD, com a UNED, Madrid (2003)

    ResponderExcluir
  2. Olá Chrispim
    Que bom saber de mais um bravo na defesa da democratização do acesso a informação e ao conhecimento. Boa sorte a todos nós!
    Em julho acontece o 11 Fórum Internacional do Software Livre. Fica o convite para aproveitar este importante acontecimento para rever POA e conhecer melhor o Curso Web Arte Bravagente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir