segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fwd: Ação Cultura Digital Sul - Oficina de cinema Livre

Uma parceria entre a Rede Mocambos e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro do Rio de Janeiro possibilitou a realização da oficina de cinema livre, que acontece nos dias 12 e13 de junho, na cidade de Porto Alegre, no Pontão de Cultura Minuano Digital.

O Prof. Aloizio Abranches, diretor de Um Copo de Cólera e Três Marias, transmitirá os conhecimetos básicos para a realização de uma produção cinematográfica. A proposta da Escola é aproximar os participante do mundo do cinema, mostrando os processos para se chegar a um filme ou vídeo com bons resultados. O maior interesse dos participantes é na produção de vídeo documentários das comunidades ou setores em que atuam . Em julho acontecerá um segundo momento da formação, mais direcionada à edição de video que será ministrada pela aluna formanda da escola Nadia Prestes.

No ano de 2008 numa parceria da Rede Mocambos e escola de cinema Darcy Ribeiro a escola cedeu cinco bolsas de estudos na instituição. Agora como contra-partida Nadia ministrará oficinas de videos para as comunidades parceiras da rede. As oficinas serão em software livre Kdlive.

Além disso, haverá discussões sobre metodologias de construção dos roteiros dos documentários propostos pelos alunos participantes da oficina. Vários municípios e entidades participam do evento, pessoas vindas de Rio Grande, Pelotas, Estrela, Ilha da Pintada, Pontos de Cultura: Odomode, Maria Mulher, Pontinho de Cultura e Ação Griô, estudantes da UFRGS, Grupo NEA, Casa Brasil.

Seguindo os objetivos do Pontão Minuano Digital que são de instrumentalizar a Rede da Cultura Digital para que se utilizem das tecnologias livres potencializando produções e expressões das culturas populares. A Rede Mocambos e o Pontão Minuano fazem parte do Projeto Cultura Viva, do Ministério da Cultura.


--
Paulo Sergio Medeiros Barbosa
Técnico de Instrução Continuada.
Ministério da Cultura - SSC
(51)85393876


Nenhum comentário:

Postar um comentário