quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

X Seminário Internacional e o XI Seminário Estadual sobre Agroecologia




Discutindo a Agroecologia

 Com o tema “Produzindo sem degradar”, está sendo realizado em Porto Alegre o X Seminário Internacional e o XI Seminário Estadual sobre Agroecologia. O evento, que teve abertura no dia 08 e se encerra hoje, dia 10 , teve até o segundo dia aproximadamente 1000 inscritos, entre estudantes, pesquisadores, técnicos e agricultores, o que demonstra a importância e a preocupação em relação a temática da agroecologia . 


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Emater (www.emater.tche.br), no link Áreas Técnicas e, em seguida, Seminários e Congressos ou no local do evento (no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa).

Nesta quinta-feira, 10, o subtema será Pesquisa em agroecologia: desafios e possibilidades. Na parte da manhã, as palestras são CCR/UFSM: portador de experiências agroecológicas e interação com a sociedade, por Danilo Rheinheimer dos Santos, da UFSM, de Santa Maria; Construção do conhecimento agroecológico na Embrapa, por Ynaiá Bueno, da Embrapa Transferência de Tecnologia, de Brasília (DF); A Experimentação participativa como modelo de pesquisa do e para o agricultor, por André Ferreira, presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic); e sobre Extensão e Pesquisa – Um olhar da Extensão Rural Oficial, por Pedro Boff, da Epagri (SC).

À tarde, o tema tratado será As dimensões política e ética da agroecologia. A palestra de encerramento será às 14h, com a geóloga e coordenadora do Núcleo Amigos da Terra (NAT – Brasil), Lúcia Ortiz. Haverá ainda debate, plenária para discussão e aprovação de propostas, pronunciamentos finais da Comissão Organizadora e o encerramento, previsto para às 16h30.

Como atividades complementares estão previstas Exposição da Biodiversidade, no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa e visitas à Feira Ecológica (Espaço da Secretaria da Agricultura).(Tarde 9/12 - Livre), à Feira Ecológica (Espaço do MAPA – Tarde 9/12 - Livre) e à Banca do MST, no Mercado Público de Porto Alegre (Dias 8,9 e 10/12 -Livre).

A realização dos Seminários é da Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Assembléia Legislativa e Governo do Rio Grande do Sul . A promoção é da Associação Brasileira de Agroecologia , Associação dos Servidores da Ascar-Emater/RS, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre, Banrisul, Centro de Ciências Rurais da UFSM, CUT-RS, Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul, Crea/RS, Emrede – Ecosol, Grupo de Agroecologia Terra Sul (UFSM) – GATS, Grupo de Agroecologia (UFPel) – GAE, Grupo Uvaia de Agroecologia (UFRGS), Incra, Núcleo de Ecojornalistas RS, Núcleo de Ecologia – GUAYÍ, PGDR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/Ufrgs, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (FZB, Pró-Guaíba), Sindicato Semapi, Sargs, Rede Orientada ao Desenvolvimento da Agroecologia – Roda.


Fonte: Emater

Por Vania Pierozan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário