quinta-feira, 23 de abril de 2009

Rede Sul dos Pontos de Cultura realiza momento de formação em Porto Alegre

Os Pontos de Cultura do Sul continuam no clima do Encontro Regional Sul da Cultura Digital. Durante o encontro do final de semana passado na cidade de Rio do Sul, os Pontos de Cultura articularam um encontro para formação de agentes comunicadores. Nos dias 23, 24 e 25 acontecem, em Porto Alegre, atividades conjuntas para conversar sobre jornalismo cidadão e o sistema Thot, uma ferramenta de edição de sítios desenvolvida pelo Pontão de Cultura Ganesha, de Florianópolis/ SC.



Num primeiro momento a oficineira Fabiane Berlese falou sobre as diferentes linguagens do jornalismo, dando dicas de escrita, direitos autorais e comunicação eficiente। Depois apresentou o software, as suas ferramentas e possibilidades de uso, que tem uma interface facilitada e eficiente, apesar de ainda estar sendo testado e constantemente melhorado. Com um clima de aprendizado coletivo, a oficina transcorre durante o dia de hoje. Amanhã haverá um curso de Políticas Públicas para a Cultura, proposto pelo Pontão CBC – Capital Brasileira da Cultura, de São Paulo. O curso acontece durante todo o dia no Pontão de Cultura Minuano Digital, na Galeria Malcon, em Porto Alegre.


Afim de melhor aproveitar o tempo juntos, à noite continuam as conversas em clima de formação। No sábado pela manhã estarão reunidos no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, além dos integrantes do próprio ponto localizado no Cristal, integrantes do Ponto de Cultura Kaingang, de Ronda Alta, os Pontos de Cultura Odomode, Pontão Minuano, de Porto Alegre, a representante do Pontão de Cultura Ganesha, de Florianópolis, Ana Paula Stock do MinC-RRS, Paulo Barbosa, da Cultura Digital, e outros convidados.


A idéia é formar um núcleo de multiplicadores, que depois de aprender a usar o Thot, possam (in)formar outras pessoas sobre a cultura digital, divulgando as produções dos Pontos de Cultura de forma mais dinâmica e autônoma.


Por: Vania Pierozan, em 23 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário