segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fwd: Assinado o convênio para novos 70 Pontos de Cultura no Paraná



Pessoal informações da região sul.....

Numa cerimônia apática e sem grandes discursos, foi assinado nesta terça-feira, dia 28/04 o convênio entre o governo do estado e o Ministério da Cultura, que permite a criação de 70 novos Pontos de Cultura no Paraná.

O lançamento iniciou com uma fala do Ministro, Juca Ferreira, apresentando o MAIS Cultura e seu potencial impacto na cultura paranaense. Logo após, o governador Requião discursou sobre a cultura no Paraná, mas sem tocar nos pontos fundamentais que os movimentos culturais do estado fazem a estrutura da Secretaria de Estado (SEEC) sobre o assunto. Ovacionou o projeto das bibliotecas cidadãs, principal projeto da SEEC e, mais especificamente, da secretária Vera Mussi, e citou o exemplo de gestão que a sua esposa, Maristela, realiza no Museu Oscar Niemeyer.

De fato, a cultura no estado do Paraná não é tratada como pauta prioritária. Não existe um debate amplo sobre o assunto e, quando o governador abre a boca para tocar no assunto, quase sempre se equivoca nos seus encaminhamentos que não reflete de nenhuma forma os debates que a base dos movimentos culturais está fazendo.

articulação do deputado federal Ângelo Vanhoni

Os movimentos culturais devem se unir em torno desta pauta que é a implatação deste novo convênio, interferindo no processo e na construção de um debate que amplie a rede de Pontos de Cultura, mas com uma identidade clara de que políticas públicas para cultura queremos no Paraná.

Esperamos que a Secretaria de Estado da Cultura, com esse novo projeto, abra um debate amplo com os movimentos sociais ligados a cultura para que deixemos de tratar a cultura paranaense como mero aparelho de projetos pessoais. Que a SEEC continue na sua atuação na conservação do patrimônio histórico paranaense, mas que também comece a enxergar a cultura como viva e dinâmica, construída por pessoas e entidades que lutam todos os dias para valorizar a cultura do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário