Projetos

Projeto FIC - Fronteiras Imaginárias Culturais


Durante o primeiro semestre de 2010, na comunidade Km 32 da cidade Campo Grande, na baixada fluminense,foi desenvolvido, pelo coletivo I-Motirõ, o curso Mapas Cognitivos/Cultura Digital.

I-Motirõ é um coletivo de artistas e educadores que trabalham entre outras coisas, com software livre e mídiativismo e recentemente criaram a plataforma interativa livre FIC - Fronteiras Imaginárias Culturais >http://fic.imotiro.org/.
O público participante no curso foi jovens de 12 a 14 anos doNúcleo de Cultura do Colégio Estadual Yonne Mª Siqueira de Andrade.
O mapa cognitivo produzido durante esse curso está em processo no link:Km_32http://fic.imotiro.org/node/43

Sobre as metodologias e objetivos do curso leia o projeto no link abaixo:
Projeto de Pesquisa 
Relato completo para impressão
yonne_relato_completo



A proposta desse curso foi baseada em princípios da educação popular: sem imposições mas com estímulos a um processo criativo coletivo na busca da pró-apreciação de tecnologias socias com os educandos da comunidade km 32 que participam do  Núcleo de Cultura do Colegio Yonne.

Abaixo o processo criativo do curso [para ver fotos clique nos títulos]:



Começamos com um grupo de 20 educandosnos apresentando como um programa de rádio onde um de cada vez eraentrevistado pelo grupo. Usamos o microfone e caixa de som. Quando as perguntas se tornavam invasivas ou futeis perguntávamos se ninguém tinha uma pergunta mais inteligente. A dinâmica funciona bem como uma experiência de rádio jornalismo. Depois disso listamos os equipamentos disponiveis no Núcleo de Cultura: Caixa de som, microfone, camera fotográfica digital e camera de vídeo, projetor, lab 1 com 4  maquinas com windowns, uma super biblioteca e uma vídeoteca,uma tv com dvd, som, gravador de áudio, multifuncional e lab 2 com duas máquinas sem software livre com dois monitores cada para edição de áudio e vídeo.

Conversamos sobre essa tecnologia social, suas potencialidades específicas e amplas. Porpus que cada  participante definice uma ação criativa com esses equipamentos e propusesse pro grupo convidando os possiveis colaboradores a participar das propostas.

Depois disso localizamos no googlemaps e projetamos a imagem de satélite da comunidade em cima de um plástico para que pudessemos estudaresse mapa marcando com caneta-retro os lugares importantes da comunidade.


Alguns educando mostraram o troféu que ganharam num concurso de games que competiram no Festival de Cultura Digital no Circo Voadorpromovido pelo Pontão de Cultura Circo Digital na época gestado pelos fundadores do coletivo I-Motirõ.
Leia mais em: