quarta-feira, 24 de março de 2010

Interações Estéticas - Coco de Umbigada e Afrosul Odomode

A parceria entre os Pontos de Cultura Coco da Umbigada e Afrosul Odomode no projeto Interações Estéticas teve sua primeira etapa neste mês de março, entre os dias 14 e 21, na sua maior parte no Ponto de Cultura Odomode, em Porto Alegre. Foram realizadas gravações de áudio com músicos do Afrosul e outros  artistas da rede. Para  alguns dos participantes, que estão  gravando pela primeira vez, o processo se apresenta como uma grande alternativa, já que possibilita o registro e a difusão de suas composições. Com aproximadamente seis horas de áudio gravadas, além do registro de vídeo e fotográfico, esse repertório integrará uma coletânea que reúne artistas de várias regiões do Brasil.

O Prêmio Interações Estéticas oferece a artistas de diversos segmentos a possibilidade de desenvolver projetos integrados a Pontos de Cultura de todo o país, deslocando-se para um contexto cultural diferente do seu para que possam desenvolver um processo de criação artística associada à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, potencializando os Pontos de Cultura como espaços de experimentação e de reflexão crítica. Em parceria com o coletivo Nordeste Livre, o PC Coco de Umbigada propõe a replicação de uma experiência que já foi realizada em Olinda, o Semussum Brasil que é a montagem de um estúdio itinerante para gravação de uma coletânea de músicas da cultura popular de matriz africana e indígena nas cinco regiões do Brasil, em parceria com a rede Mocambos. 




O Ponto de Cultura Coco de Umbigada, é um projeto que trabalha a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Guadalupe e seu entorno. Promove a preservação da memória e a difusão da cultura negra e afrodescendente, ampliação dos direitos humanos, perspectiva e empoderamento profissional pela cultura e educação. O projeto prioriza o acesso à diversidade cultural, inclusão digital, atendimento alternativo e projeção social, promovendo ainda soluções sustentáveis para uma aprendizagem necessária ao individuo, dando início a seus primeiros passos para a alfabetização digital, para que este possa no mínimo interagir neste mundo cada vez mais exigente e excludente tecnologicamente.
 
Assim como o Coco de Umbigada, o Odomode desenvolve suas ações pensando na inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social que vivem no seu entorno, na Rua Ipiranga, no Bairro jardim Botânico. O AFROSUL teve suas origens bem demarcadas na ancestralidade da comunidade negra de Porto Alegre. Seus integrantes trouxeram as marcas das comunidades afro-descendentes em que viveram. Entre as atividades realizadas pelo Afro-Sul, destacam-se a dança, a música, a moda e a gastronomia, todas elas retratando a cultura afro-gaúcha. Na área musical, a instituição ministra oficinas, cursos e aulas de percussão, além de exibições artísticas sobre a cultura afro-brasileira e "afro-gaúcha". A dança é praticada com o hip-hop e suas vertentes, o Rap e o Break, e com oficinas de capoeira. Além disso, o Bloco Afro Odomode (jovem, novo, menino, na língua iorubá) participa do desfile de quase todas as escolas de samba de Porto Alegre.
Resultado do trabalho de articulação em rede desenvolvido pelos agentes culturais das duas organizações, apoiados pelo Ministério da Cultura, o encontro teve como elo a Rede Mocambos, com participação do Tuxáua Paulo Barbosa PC, que diz que  "através da exibição de um vídeo sobre o trabalho do Odomode na ONID (Oficina Nacional de Inclusão Digital foi o princípio da parceria, lpois despertou o interesse da equipe do Projeto Semussum pela afinidade de objetivos e ações realizadas. 

Além das gravações, a parceria possibilitou a instalação parcial de um estúdio de gravação no Ponto de Cultura Odomode, além de vivências em edição de áudio, música, dança e fotografia. 



Também aconteceu visita a dois terreiros de matriz africana de Porto Alegre como parte da vivência.  



Os griôs participaram ativamente das vivências; o Mestre Griô Paraquedas pintou o estandarte do projeto, além de gravar algumas de suas músicas  e músicas com os Tuxáuas Rodrigo Apolinário e Rodrigo Prates do Projeto Zuando Som - Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs.



E para celebrar essa importante etapa da parceria, a comemoração não poderia ser de outra maneira: com muita umbigada, samba, reggae e alegria ao som dos tambores no Domingo Cultural Afrosul.


Odomode Tambor, grupo dos jovens artistas do instituto Afrosul, agitou o salão com muita qualidade musical.


Com certeza esta foi uma semana de muita importância para a visibilidade da cultura  afro-brasileira e da sua influência nas vivências do nosso povo, e esta parceria que nasce é mais uma comprovação da riqueza e diversidade da cultura brasileira.


Texto: Vania Pierozan
Imagens: Paulo Barbosa, Vania e Liliane Scoto


Nenhum comentário:

Postar um comentário