terça-feira, 26 de maio de 2009

COLHEITA DO ARROZ QUILOMBOLA - BRIGADA PEDAGÓGICA

ARROZ QUILOMBOLA: SABOROSO E NUTRITIVO

Aconteceu nos dia 16 e 17 de maio na comunidade de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca, RS a III Jornada Pedagógica do Arroz Quilombola. A Jornada é realizada pelo NEA - Núcleo de Economias Alternativas da UFRGS e pela ONG Guayí. A proposta do evento realizado no quilombo é de fortalecer a cultura do arroz vermelho, também conhecido como arroz quilombola. Nos anos anteriores a colheita aconteceu em Mostardas e Tavares, e neste ano a colheita simbólica foi realizada na propriedade do casal Adélio e Zilá, em São Miguel do Pretos, Restinga Seca.


foto: Tusilé Soares

Na programação foram pensadas atividades que aproximaram os participantes do universo da cultura do arroz. Foi realizada a colheita coletiva, os pratos preparados com o arroz. A relação dos membros da comunidade com os estudantes e membros do movimento foi muito intensa e direta, já que ficaram hospedados, de forma bastante solidária, na casa de alguns moradores da localidade. A potencialização do plantio e beneficiamento do Oryza glaberrima (arroz vermelho, africano, quilombola) é estimulado pela organização da Brigada Pedagógica e pelos parceiros. O arroz que é oriundo da África e foi trazido pelos negros escravos durante o Brasil Colônia, tem altíssimo valor protéico e rico em vitaminas. O sabor é bastante agradável e a cor vibrante chama a atenção. Contudo, segundo os organizadores, "é no aspecto cultural que seu valor é mais ressaltado uma vez que representa um resgate de identidade dos povos afro-descendentes originários da escravidão negra em nosso país."


Foto: Alissa Gottfried

O Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica UnB registra 2.228 comunidades quilombolas espalhadas por todas as regiões do país. A Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul informa que existem mais de 130 em território gaúcho: em Bagé, os quilombos de Palmas e Teixeiras, em Mostardas, o de Casca , em São Lourenço do Sul, o Rincão da Almas, o quilombo de Formigueiro, São Miguel dos Pretos, Maia e Martimianos em Restinga Seca, na região de Passo Fundo, Sertão, Arvorezinha e Mormaça, em São Gabriel o Quilombo do Serro do Ouro, em Livramento o de Ibicuí da Armada, Morro Alto em Capão da Canoa, Montenegro, Serra de Tapes, Maquiné, Palmares do Sul, São José do Norte, entre outras localidades.

Participaram do evento, além dos membros da comunidade local, estudantes da UFRGS, integrantes dos movimentos sociais e culturais, do NEA e da Guayí e representante do Ministério da Cultura, todas com o objetivo comum de conhecer o cultivo do arroz Também estiveram presentes pessoas ligadas à Rede Mocambos e à Cultura Digital. A Rede Mocambos existe em todo Brasil e nasceu da necessidade de tratar articuladamente as questões culturais e políticas para o povo afrodescendente e indígena. A Cultura Digital é um projeto novo que surgiu a partir da parceria firmada entre o MinC e o Ministério de Ciências e Tecnologias para acompanhar a Cultura Digital nas unidades Casa Brasil e Pontos de Cultura, equipes que além de mapear as redes, pretendem desenvolver o projeto de pesquisa Integração de Políticas de Inclusão Digital. Os representantes da rede Mocambos, Cultura Digital e MINC-RS levaram informações sobre a parceria do programa GESAC o MINICOM, que disponibilizou 70 antenas de conectividade para os parceiros da Rede Mocambos, cinco para comunidades quilombolas do RS, entre elas Restinga Seca. Com a perspectiva de saber das condições da comunidade em receber o projeto foram realizadas conversas, especialmente com os jovens, sobre a possibilidade de instalação de um telecentro com acesso à internet, uma necessidade para a comunidade, já que somente no centro de Restinga Seca há possibilidade de acesso em casas de conexão.


Foto: Paulo Barbosa

A idéia é de dar continuidade a III Brigada Pedagógica da Colheita do Arroz Quilombola através de encontros e debates durante o ano, desenvolvendo materiais como textos, fotos, vídeos, desenhos, poesias e o que mais for relacionado à atividade e a valorização do arroz quilombola. A proposta é reunirmos em um blog ou site da atividade, disponibilizando as informações, escrevendo artigos e releases para jornais, revistas e outros meios de comunicação.

Por: Vania Pierozan


4 comentários:

  1. Importantissima esta colheita, queria estar lá pra garantir o meu arroz do ano!
    Parabéns quilombolas assim se cria uma nova cultura no campo.
    jaime carvalho

    ResponderExcluir
  2. Vamos na próxima!
    Pode-se adquirir o arroz vermelho na feira ecológica da Redenção aos sábados de manhã.
    Vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. meu nome é raquel carvalho menezes eu nasci ai em restinga seca e meus parentes continuam ai tenho orgulho de ser de restinga secae decendente de escravo......

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante do curso Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural(UFRGS, e estou fazendo um trabalho sobre as comunidades remanescentes quilombolas e o projeto arroz quilombola. No entanto encontrei noticias a respeito dos anos de 2006 e 2007,gostaria de informações atuais se possivel.Obrigada, Elida.

    ResponderExcluir