segunda-feira, 29 de novembro de 2010

I Encontro Nacional dos Quilombos Urbanos

Nos dias  29/11 a 02/12 (Dia Nacional do Samba) . 
local:  Quilombo Pedra do Sal e  Centro Cultural Jose Bonifacio - centro RJ. 
publico: RJ, RS, MG, SP, BA e SE. 
Pauta:

- Copa do Mundo  2014: territorios quilombolas urbanos e a Convenção 169 da OIT; (Das 12 cidades-sedes da Copa  temos territorios quilombolas em 3: RJ, RS, MG).
Obs: No momento estão sendo afetados diretamente com as intervenções para Copa os quilombos Pedra do Sal no RJ e Mangueiras em Belo Horizonte.

- Plano Diretor: Territorios quilombolas e as Areas de Especial Interesse Etnco-Racial;
- Acordo de Cooperação Tecnica para titulação dos quilombos urbanos (MCidades, SEPPIR, INCRA e SPU). Assinado em 2006  teve como objeto a titulação dos quilombos  Pedra do Sal e Sacopa (RJ), tendo sido publicado em 2010 seus RTID's, em 2007 Mangueira e Luizes (MG) e Familia Fidelix (RS).


A Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal - ARQPEDRA entidade representativa da comunidade remanescente do quilombo  que tem como um de seus principais objetivos a  titulação do território quilombola e a preservação da identidade cultural da comunidade quilombola  convidada para mais um evento  do projeto SAL do SAMBA - Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô a realizar-se nos  dia 01 de dezembro  das 19 as 22 horas e dia   02 (Dia Nacional do Samba) das 06 as 22 horas, no quilombo Pedra do Sal localizado no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio de Janeiro, conforme especificações abaixo:
O quilombo Pedra do Sal  é depositário da memória de uma das histórias mais lindas que a cidade do Rio de Janeiro tem para contar, envolvendo a formação de todo um complexo de atividades no entorno do mercado de escravos e de sal (cenários que aparecem nas gravuras de Rugendas), envolvendo o corte da Pedra do Sal para a construção da rua Sacadura Cabral, a construção e operação do porto do Rio (tudo isto obra dos escravos e de seus sucessores livres), o antigo rancho carnavalesco, o surgimento do samba com figuras de expressão nacional como Donga e João da Baiana, o candomblé, o bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi.
Herdeiros de uma tradição importante na memória da cidade do Rio de Janeiro, de uma história de lutas e resistências, os quilombolas da Pedra do Sal constituem hoje o único contingente humano que pode legitimamente se reivindicar como continuador das implicações histórico-sociais da presença negra e escrava na área portuária; que pode como tal assumir a memória e dar seguimento às atividades rituais que constituem o patrimônio imaterial; e que finalmente pode reivindicar o território como constitutivo de sua identidade étnica. O Samba, o Santo e o Porto sumarizam a tradição que os quilombolas da Pedra do Sal atualizam.
Todo dia 2 de dezembro, o grupo do quilombo da Pedra do Sal celebra, no Largo João da Baiana, essa história e memória através da lavagem da pedra (rito simbólico de purificação), do samba, gastronomia e de depoimentos de antigos portuários. Celebram sua continuidade histórica na região e sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. No último 2 de dezembro, a festa organizada pelo Quilombo, envolve a lavagem da Pedra do Sal pelo Afoxé Filhos de Gandhi e por pessoas ligadas ao candomblé.

Programação

SAL do SAMBA
Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô

01 DE DEZEMBRO DE 2010

19:00 horas - Apresentação teatral do Grupo Entrou por Uma Porta
"Histórias Contadas e Compartilhadas" com direção de Reinaldo Santana
20:00 horas - Exibição de curtas dos cinestas negros Joel Zito de Araujo e Zozimo Bubbul
21:00 - Show com a Banda de reggae ANNCESTRAIS

02 DE DEZEMBRO DE 2010
Dia Nacional do Samba

Homenagens e depoimentos:
João da Baiana (in memoriam)
Claudio Camunguelo (in memoriam)
Egbomi Iraci de Ogum
Hiram Araújo
Audie

06:00 -  Lavagem da Pedra do Sal  com as tias Baianas e Afoxé Filhos de Gandhi
07:00 - Café da manhã quilombola
09:30 - Palestra: "O poder da Pedra do Sal" com  Hiram Araujo e Damião Braga
11:00 - Roda de samba
12:00 hs - A tradicional feijoada do Nego Rico e Lucinha
12:30 horas - Roda de samba
18:00 horas -  Roda de capoeira com o quilombola mestre Graúna
20:00 horas - Bloco Tradicional  "Os Mariocas"
22:00 horas - Encerramento


Realização:
ARQPEDRA
Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal

Coordenação Geral:
Damião Braga - (21) 9701-8905
Produção:
Lucinha - (21) 9855-3759
Mauro Santos - (21) 9698-7689

--
Damião Braga Soares dos Santos
Presidente do Conselho Diretor da ARQPEDRA - Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal
Vice-presidente da ACQUILERJ - Associação de Comunidades Remanescente de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro
(21) 9701-8905
(61) 9631-8201
Skipe: rastario1833

Nenhum comentário:

Postar um comentário