quinta-feira, 23 de abril de 2009

GRIÔS DO SUL PARTICIPAM DO ENCONTRO DA CULTURA DIGITAL

Os mestres participaram das atividades e mostraram seus trabalhos artísticos.


(fotos: Alissa Gott e Tusile)

O Encontro Regional Sul da Cultura Digital, evento organizado pelo Pontão de Cultura Minuano, reuniu os Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na cidade de Rio do Sul e contou com a participação de representantes do Ação Griô.
A proposta do encontro, realizado nos dia 18, 19 e 20
de abril, é discutir a circulação da Cultura Livre e o uso de Software Livre nas produções culturais dos agentes dos Pontos de Cultura, Casas Brasil e Rádios Comunitárias. Outro importante momento do encontro são as trocas e a apresentação dos grupos artísticos do projeto. O encontro contou com a presença de Mestres Griôs de Pelotas Sirley Amaro, São Lourenço do Sul, Ana Centeno, José Oliveira Luiz (Zé do Rio) de Caxias do Sul e os Mestres Eugênio Alencar (Paraquedas), Iara e Paulinho Deodoro, de Porto Alegre.
Com muita alegria e disposição os griôs, que são os mestres da tradição oral valorizados pelo programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, marcaram sua presença. Entre as atividades realizadas pelos mestres podemos destacar a roda de dança e música, a mostra dos trabalhos artesanais, pinturas e poesia.
Muitos destas senhoras e senhores estão conhecendo e se apropriando das ferramentas de comunicação como e-mail, blog, site, e a cada encontro descobrem novas possibilidades de comunicar seus conhecimentos e produtos, através da rede de internet ou outros meios de circulação de informações.
Alguns dos Pontos de Cultura presentes no evento já utilizam ferramentas livres na documentação e divulgação de seus trabalhos, mas o uso de softwares livres para edição de imagens, vídeos, áudios, ou até mesmo para a apresentação de slides ou edição de um texto se apresentou como uma meta a ser alcançada por todos os pontos da rede, através de ações conjuntas e continuadas que possibilitarão o fortalecimento e a criação de espaços livres de divulgação da cultura popular.

Paula, Mestra Griô Sirley Amaro (Chibarro Pelotas), Pipoca (Estrela), Mestre Griô Zé do Rio (Caxias do Sul), Vania (Porto Alegre), Mestra Griô Ana Centeno (Musicarte São Lourenço do Sul), Tusile (Porto Alegre), Griô Paulo Romeu e Mestre Griô Eugênio "Paraquedas" (Odomode Porto Alegre).

A integração dos Mestres Griôs ao encontro foi importante no sentido de aproximar os conhecimentos populares da Cultura Digital, valorizando, ao mesmo tempo as velhas e novas formas de comunicar quem são e o que fazem.

Um comentário: