Os mestres participaram das atividades e mostraram seus trabalhos artísticos.
O Encontro Regional Sul da Cultura Digital, evento organizado pelo Pontão de Cultura Minuano, reuniu os Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na cidade de Rio do Sul e contou com a participação de representantes do Ação Griô.
A proposta do encontro, realizado nos dia 18, 19 e 20 de abril, é discutir a circulação da Cultura Livre e o uso de Software Livre nas produções culturais dos agentes dos Pontos de Cultura, Casas Brasil e Rádios Comunitárias. Outro importante momento do encontro são as trocas e a apresentação dos grupos artísticos do projeto. O encontro contou com a presença de Mestres Griôs de Pelotas Sirley Amaro, São Lourenço do Sul, Ana Centeno, José Oliveira Luiz (Zé do Rio) de Caxias do Sul e os Mestres Eugênio Alencar (Paraquedas), Iara e Paulinho Deodoro, de Porto Alegre.
Com muita alegria e disposição os griôs, que são os mestres da tradição oral valorizados pelo programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, marcaram sua presença. Entre as atividades realizadas pelos mestres podemos destacar a roda de dança e música, a mostra dos trabalhos artesanais, pinturas e poesia.
Muitos destas senhoras e senhores estão conhecendo e se apropriando das ferramentas de comunicação como e-mail, blog, site, e a cada encontro descobrem novas possibilidades de comunicar seus conhecimentos e produtos, através da rede de internet ou outros meios de circulação de informações.
Alguns dos Pontos de Cultura presentes no evento já utilizam ferramentas livres na documentação e divulgação de seus trabalhos, mas o uso de softwares livres para edição de imagens, vídeos, áudios, ou até mesmo para a apresentação de slides ou edição de um texto se apresentou como uma meta a ser alcançada por todos os pontos da rede, através de ações conjuntas e continuadas que possibilitarão o fortalecimento e a criação de espaços livres de divulgação da cultura popular.
A integração dos Mestres Griôs ao encontro foi importante no sentido de aproximar os conhecimentos populares da Cultura Digital, valorizando, ao mesmo tempo as velhas e novas formas de comunicar quem são e o que fazem.
http://picasaweb.google.com.br/LGBrolese/Grios#
ResponderExcluirMais imagens.