terça-feira, 21 de abril de 2009

Texto de Contribuição

Encontro dos Pontos de Cultura da Região Sul do Brasil


Nos dias 18, 19 e 20 de abril do ano 2009 foi realizado o Encontro dos Pontos de Cultura da Região Sul do Brasil com o objetivo de alcançarmos um maior conhecimento do que esta sendo realizado, a dimensão e importância social destas atividades na atual conjuntura e as profundas dificuldades administrativas existentes, decorrente do Estado Brasileiro com tradição de prática do domínio de setores de pouco identidade com a cultura popular e a administração transparente e democrática popular, necessária para a evolução dos Pontos de Cultura e de todas as ações de cultura de influencia social.



  1. A ampla apresentação das diversas atividades desenvolvidas nos indicam a ação existente em áreas de espaços físicos, como bairros cidades e regiões estaduais. Da mesma forma a atuação tem ocorrido a partir de fatores sociais como saúde, estudo ou outros. Por último fica evidente que alguns Pontos de Cultura atuam vinculados a elementos de etnia e história.




  2. A ação dos Pontos de Cultura são amplas em todo os estados, mas não são conhecidos de maneira sistemática. A necessária articulação dos Pontos de Cultura para efeito de ampliação culturais e de maior influencia em áreas da sociedade fica profundamente prejudicada.




  3. A influencia social já existente é de crescimento acelerado, mas desconhecido de maneira efetiva no que é realizado, o seu potencial, as questões de aproximação que deixam de ser aproveitados e as que se fazem prejudicar com trabalhos por vezes contraditórios.




  4. O Potencial, entretanto, é enorme a evolução acelerada e a exigência de um conhecimento sistematizado urgente.




As limitações administrativas são evidentes e o aspecto mais significativo para enfrentarmos esta dificuldade principal é a comunicação, que permita o conhecimento, a assessoria do Estado para assessorar as ações dos Pontos de Cultura, a transparência necessária para gestão administrativa do Estado Brasileiro.




  1. A necessidade de enfrentar estas dificuldades administrativas são de significado político essencial, particularmente da atual conjuntura em que a necessária Administração Democrática e Popular enfrenta as políticas mais tradicionais e conservadoras que foi construídas por forças de domínio autoritário em nosso país.




  2. Esse confronto é agravado nos espaços da cultura onde a transparência e democracia são elementos determinantes.




  3. As ações mais recentes assumidas pelo MINC demonstram a vontade evidente no sentido de procurar uma solução efetiva de caráter progressista. A dificuldade é enfrentada com aumento de funcionários em Brasília, a criação de espaços de assessoria dos Pontos de Cultura na Região Sul do MINC, os efeitos concretos de reuniões, encontros e outras atividades de debates e elaboração de propostas com encaminhamentos concretos, como o deste encontro.






Jaime Rodrigues
rodriguesjaime@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário